arte · dica · filme · Uncategorized

Dica cinematográfica: “Death Powder” (1986)

8ba5de926784cb5f808a80ec8987c98b

“Death Powder” é um desses filmes que você encontra no YouTube pra assistir, mas que quando você fala sobre ele, ninguém sabe do que se trata, a não ser aquele seu amigo estranho que morava nos fundos de uma locadora, mas é também considerado um marco no cinema, extremamente influente pra uma porrada de cineastas obscuros, no entanto o seus autores nunca receberam o devido reconhecimento. Trata-se do primeiro filme cyberpunk japonês.

O filme conta a história de um grupo de 3 cientistas que descobriram uma androide com supostas habilidades extraordinárias. Um deles foi incubido de cuidar da androide, mas parece estar enlouquecendo aos poucos. Os outros dois, um homem e uma mulher estão fugindo de uma suposta chuva radioativa que parece ter acontecido logo após a captura da androide, voltando para o esconderijo onde a androide está presa. Quando eles tentam entrar em contato com o cientista que está cuidando da androide descobrem que algo está errado.

Já adianto, não espera achar respostas neste filme. Inclusive, essa sinopse eu adaptei do filmow, por que eu mesmo não entendi bulhufas da história quando o assisti, apesar de que depois que eu li a sinopse algumas coisas passaram a fazer sentido.

No entanto, o que chama a atenção é a estética do filme e as saídas criativas que o diretor deu para o baixo orçamento que eles tinham. As cenas filmadas na rua foram feitas nas ruas mesmo, sem autorização nenhuma dos guardas e por isso você irá ver o rosto de algumas pessoas todo pixelado. As cenas, filmadas em cantos obscuros da cidade, adicionam aquele ar sujo que as obras de cyberpunk têm, além, é claro, dos painéis luminosos de Tóquio e as roupas dos personagens, que dá pra notar que são dos atores mesmo, mas as jaquetas de couro, os óculos escuros, as calças rasgadas, tudo acaba dando um ar especial de cyberpunk ao filme. O fato da equipe não ter dinheiro para mostrar “o que deu errado” no filme também geram cenas de suspense e terror psicológico muito boas, afinal, japoneses são excelentes nisso, criando uma mistura de gêneros que, pra época, era algo bem inovador.

Enfim, “Death Powder”, cyberpunk de origem, filme de baixo orçamento, atores sem formação formal, efeitos criativos, 4ever.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s