arte · dica · filme · samurai x: the legend ends

Dica cinematográfica: “Samurai X: O fim de uma lenda” (2014)

rurouni-kenshin3

Enfim, a melhor adaptação para cinema de alguma mídia impressa termina, em excelente forma, com uma obra de arte extremamente bem feita.

O filme continua do ponto que o anterior parou, Kenshin acorda na casa de seu antigo mestre e começa a aprender a técnica final. Enquanto isso, Shishio zarpa em um navio encouraçado a fim de destruir o império japonês. Várias histórias se cruzam em torno de um inimigo em comum, levando até a última batalha épica.

Já cansei de dizer que acho essa série de filmes a melhor adaptação para filme de qualquer mídia impressa (mesmo não ter lido o mangá) e esse filme prova que eu não exagero quando digo isso. Não só pelo seu roteiro ser muito bem feito, apesar de ser o que contém mais defeitos, em comparação com os seus antecessores.

O filme, no entanto, conta com uma qualidade técnica surpreendente, indo dos menores detalhes, como as partículas de fogo nas cenas de batalha, até mesmo na ambientação, nos efeitos especiais e no próprio navio encouraçado, que eu não sei se é plausível ou uma licença poética muito bem executada.

A fotografia transforma não só esse filme, como a série inteira de filmes, em uma obra de arte extremamente bela, fazendo a ambientação perfeita, que apesar de ser muito bem executada no mangá e anime, mas impressiona mesmo quando visto em live action, mostrando que a vida imita a arte.

Quanto aos pontos negativos, estes ficam restritos ao roteiro mesmo, pois alguns erros criados no segundo filme se mantém neste e atrapalham um pouco, como a inserção de alguns personagens para, aparentemente, trazer um sorriso aos lábios dos fanboys. Personagens que não ganham a devida atenção (até por que não precisam disso) e apesar de participarem de cenas extremamente bem feitas, belas e eletrizantes, perdem a utilidade fora dessas cenas.

A lenda termina de forma um pouco anticlímax também, alguns dizem até brega, mas isso não se torna um grande empecilho, até por que é o fim de uma trilogia, uma das mais bem executadas de toda a história do cinema e tem uma luta final épica, extremamente satisfatória e isso é o suficiente para te fazer admirar essa belíssima obra de arte.

4 pontos e meio

Um comentário em “Dica cinematográfica: “Samurai X: O fim de uma lenda” (2014)

Deixe um comentário