arte · dica · música · Uncategorized

Dica musical: “Waiting on a Song” de Dan Auerbach (2017)

waiting-on-a-song-auerbach-album

Mais uma dica rápida pra não deixar passar esse álbum muito bom e que eu não vejo muita gente falando por aí.

“Waiting on a Song” é o seu segundo álbum solo e vem após um longo hiato do The Black Keys, seu projeto principal e a banda pela qual ele ficou conhecido e recebeu até um Grammy (não que isso signifique muita coisa, artisticamente falando), ou seja, ao contrário de seu primeiro álbum solo, “Keep it Hid” de 2009, aqui ele teve mais tempo para trabalhar nas composições, as letras e a atmosfera que ele gostaria de alcançar com o álbum, sem a pressão de ter que se distanciar demais e de imediato do som produzido pelo The Back Keys. “Waiting on a Song” também vem depois de um produtivo período em que o multi instrumentalista trabalhou como produtor para uma vasta gama de artistas, cada um com suas próprias qualidades e muito diferentes entre si, de Lana del Rey a Ray LaMontagne, o que, claro, adicionou muita bagagem cultural ao cara.

Aqui, Dan Auerbach cria um som pop clássico, muito próximo da mescla de soul e blues que seu outro projeto já chegou a tocar, “The Arcs”, mas sem muito sucesso. Aqui, com toda a bagagem que Dan adquiriu nos últimos anos, o multi instrumentalista consegue executar muito bem essa mescla, fundindo riffs marcantes de guitarra, bateria marcante e baixo vivo com diversos instrumentos de sopro, vocais femininos de fundo, pianos e efeitos que criam uma atmosfera calma, porém misteriosa, ao mesmo tempo que é convidativa.

Além dos aspectos melódicos, liricamente o álbum mostra que Dan Auerbach consegue ser um excelente escritor, elaborando letras instigantes, criando metáforas interessantes e imagens que passam na frente de seus olhos como filmes. Ele consegue criar esse efeito nos ouvintes, por que é muito bom escrevendo.

Para os fãs antigos de The Black Keys (e não me refiro aos caras que conheceram a banda com o Brothers, mas os antigos mesmo, os r00ts) não há quase nada aqui para eles, também não há muita coisa aqui para os fãs mais novos, como eu, mas há muito aqui para os admiradores de uma boa música e uma boa música feita com cuidado, trabalhada e desenvolvida com maestria.

Enfim, “Waiting on a Song” é um ótimo álbum, voltado para as letras bem elaboradas, um som mesclando uma vasta gama de influências que se solidificam num trabalho digno de nota. Vale a pena ouvir.

4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s