arte · dica · filme · Uncategorized

Dica cinematográfica: “A vingança do Ator” (1963)

xGMsyQEtrsvjdMmdtz58VkfTgFm

De vez em quando eu acabou encontrando essas joias escondidas em algum canto da sétima arte e me pego surpreendido.

“A vingança do ator” conta a história de Yukinojo, um ator de uma trupe de teatro que está passando por Edo. Na excursão ele acaba encontrando os responsáveis por levarem os seus pais ao suicídio 20 anos antes. Yukinojo então começa a colocar em prática o seu plano de vingança, a começar pela filha de um deles e depois, levando-os a ruína.

Este é um filme japonês, dirigido por Kon Ichikawa, um diretor muito reverenciado do cinema japonês e foi lançado em 1963. Como tantos outros filmes antigos, principalmente do Japão, este conta com um ritmo mais lento, perdendo tempo de narrativa para explorar profundamente os seus personagens principais, como, por exemplo, mostrando a hesitação de Yukinojo ao ver abrir-se uma brecha para que ele execute o seu plano de vingança. E sendo o personagem principal um ator de teatro japonês, o filme traça alguns pontos em comum com o próprio teatro japonês, como, por exemplo, a iluminação do filme, muito pontual, mostrando, muitas vezes, apenas um detalhe do rosto do personagem principal na cena, excluindo todo o cenário e também com a presença de um personagem que atua de forma quase onisciente sobre a história, fazendo considerações sobre o que está acontecendo com os personagens.

A trilha sonora também é excelente, com diversas músicas de jazz, intercalando com canções mais tradicionais, estas, presentes ao longo de todo o filme, deixando o jazz se destacar apenas quando se trata de uma cena de mais suspense ou ação.

Enfim, “A vingança do ator” é um filme muito bom, apesar de sua narrativa mais lenta, o que não se torna um empecilho para aqueles preparados para isso e que já conheçam o cinema japonês antigo, valendo a pena cada um de seus 113 minutos.

4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s