arte · dica · supernova · televisão · Uncategorized

Dica televisiva: “A escolinha do Golias” (1990-1997)

20131028101749!Escolinha_do_Golias-Logo

“A escolinha do Golias” foi um programa humorístico exibido no SBT em diferentes horários (TV aberta é sempre uma bagunça) entre 1990 e 1997, contando com 3 temporadas, 81 episódios unindo suas 2 primeiras temporadas e uma terceira temporada que ninguém encontra em lugar nenhum pra assistir, por que não foi reprisado pelo SBT em 2007 e ninguém gravou na época que passou, originalmente.

Ao contrário de outros programas estilo “Escolinha do prof. Raimundo”, “A escolinha do Golias” concentra todo o humor em um só personagem, o Pacífico, interpretado por Ronald Golias. Todos os outros alunos da classe, com exceção da aluna que senta a esquerda de Golias são inteligentes, assim o programa foge da fórmula de unir um bando de humoristas sem talento contando piadinhas lamentáveis e estereotipadas ao longo do programa.

No programa, Pacífico geralmente chegava atrasado para a aula do professor Cagliostro (interpretado por Cazalberto) e aí a aula não prosseguia de forma alguma. As alunas lembravam o professor de algum fato que ele iria ensinar a elas naquele dia ou faziam perguntas, mas tudo virava motivo para piada na mente de Pacífico, ora suja, ora criativa, sempre de maneira excelente, muitas vezes sem seguir o roteiro, seguindo a linha de humor de improviso que só Ronald Golias dominou com maestria.

De fato, “A escolinha do Golias” é um dos poucos registros que sobraram do verdadeiro maior gênio do humor brasileiro, Ronald Golias. Muito se diz do pulha do Chico Anysio, mas ele nunca chegou aos pés de Golias, um verdadeiro gênio. A escolinha que Golias criou sempre foi e, provavelmente, sempre será o programa estilo “escolinha” mais engraçado, inovador e criativo da televisão brasileira. Seu típico humor de improviso é genial, sempre com ótimas tiradas, piadas prontas na ponta da língua, nunca apelando para o pastelão ridículo e chulo.

Por decisão judicial, “A escolinha do Golias” foi tirada do ar pela maldita rede Globo de televisão que acusou-os de plágio, de forma completamente injusta e numa demonstração ridícula de poder e prepotência. Felizmente, em 2007, o SBT fez uma reprise nas tardes dos dias de semana do programa, época em que o conheci e que alegrava muito minha família inteira, que se reunia em torno da TV para assistir o programa. Quem dera mais programas com conteúdo realmente interessante como esse atraísse mais famílias inteiras em torno da TV…

Enfim, “A escolinha do Golias” é o melhor programa humorístico estilo “escolinha” da história, um dos melhores humorísticos de maneira geral, do verdadeiro maior gênio do humor brasileiro, Ronald Golias e todos devem assistir, para passar o tempo, para conhecer humor em sua melhor forma, para se divertir e para reunir a família.

black hole

Anúncios

Um comentário em “Dica televisiva: “A escolinha do Golias” (1990-1997)

  1. ´´Otimo texto! Também sou grande fã do Golias! Escrevi esse texto no meu blog em razão dos dez anos da morte dele, no ano passado: malditavirgula.blogspot.com/2015/09/ronald-golias.html – Viva Ronald Golias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s