arte · dica · filme · Uncategorized

Dica cinematográfica: “The Great Yokai War” (2005)

tumblr_inline_nao11o95331s24i8h

Mais um filme do mestre Takashi Miike.
“The Great Yokai War” é um filme baseado numa história curta de Shigeru Mizuki, publicado em seu livro Kateru e conta a história de Kateru, um garoto que se muda para uma vila após viver sua infância em Tóquio e o divórcio dos seus pais, numa casa velha que pertence ao seu avô. Num festival, ele recebe o título de “Kirin Rider”, uma lenda antiga de um guerreiro que sobe as montanhas e salva os yokais. Mais tarde, ele acaba descobrindo que os yokais existem mesmo e estão sofrendo um grande perigo.
Este é um desses filmes família de Takashi Miike, pois não há o sangue, a violência e o sexo que fizeram Takashi Miike se tornar famoso no ocidente. Aqui, há apenas uma singela história de aventura, com elementos de horror e uma pitada leve de violência, mas todos os filmes família bons são assim (vide Coraline, por exemplo). É um filme familia essencial para uma tarde folgada de domingo.
Como todo filme de baixo orçamento, os efeitos especiais em CG se misturam com objetos de verdade. A grande maioria dos yokais são pessoas fantasiadas ou são ursinhos de pelúcia mesmo, mas é tudo feito com aquele perfeccionismo de Takashi Miike que não faz essa falta de dinheiro ser sinônimo de galhofa, são efeitos especiais e tradicionais bons de verdade. Você percebe que é falso, mas ao mesmo tempo, se atenta aos ricos detalhes e percebe que há um árduo trabalho por trás daquilo tudo.
E como todo filme de Takashi Miike o final nem sempre é feliz, pelo menos não por completo. Apesar de tudo ficar bem no final, somos lembrados da condição essencial que faz Kateru se tornar o Karin Rider e de que ela é passageira, sendo um final feliz, mas com tons melancólicos, porém belos.
Há poesia nos trabalhos de Takashi Miike.
Enfim, “The Great Yokai War” é um excelente filme para aquela tarde preguiçosa e quente de domingo, ao lado dos primos, tios e avós. Altamente recomendado.
4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s