arte · dica · música

Dica musical: “Manual ou Guia Livre de Dissolução dos Sonhos” do Boogarins (2015)

1500x1500sr

Preenchendo a lacuna de expectativa para o rock psicodélico que o Tame Impala não foi capaz de preencher esse ano, Boogarins lança este excelente álbum se colocando a frente de qualquer banda nacional ou internacional nesse gênero, cuja essência parece ter sido esquecida.

Boogarins, para quem não sabe, é uma banda goiana de, já dito, rock psicodélico. Em 2013, eles lançaram o ótimo “As plantas que curam”. Após dois anos de muito trabalho para a banda, eles lançaram esse álbum através de uma gravadora independente internacional, a Other Music Recording, me deixando muito orgulhoso, afinal, mostra um reconhecimento que poucas bandas no cenário nacional conseguem alcançar.

Mas falemos de “Manual” (melhor abreviar o nome, embora a continuação de seu nome seja essencial para entendê-lo). Este álbum é como uma colagem de músicas, ou melhor, é literalmente, como um guia, com seus capítulos separados, explicando diversos pontos, mas não de forma didática e fácil. Este seria um daqueles manuais grossos que vem junto com os carros, cheios de termos que você não entende e imagens que ninguém é capaz de compreender.

No entanto, aqui essas imagens são coloridas, oníricas e abstratas. A sonoridade exemplifica tudo isso, sendo de difícil caracterização. Como muitas outras bandas nacionais, o Boogarins mistura diversos estilos musicais em suas canções, indo de Bossa Nova a hardcore, mas mantendo-se fiéis ao seu som psicodélico único e original.

As letras, assim como as letras de um manual de difícil acesso, são cheias de palavras gigantes e, aparentemente, desconexas. Os vocais enevoados apenas reforçam essa atmosfera onírica, letárgica e delicada que envolve o álbum todo.

Enfim, Boogarins lança um excelente álbum. Rock psicodélico de verdade e muito bom de se ouvir. Escute, apenas.

4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s