Uncategorized

Dica televisiva: “Durarara!! X2 Ten” (2015)

74981Finalmente um anime neste blog e, finalmente, trata-se de “Durarara!!”!

“Durarara!! X2 Ten” é o segundo curso da segunda temporada de “Durarara!!” (confuso? Eu explico: “Durarara!!” é o nome de uma light novel formada por 13 volumes e que teve seus 3 primeiros volumes adaptados num anime em 2010 – que, na minha humilde opinião, é um dos melhores animes da história, contando com uma arte extremamente detalhada, animação fluida e uma história cheia de reviravoltas, encontros, subencontros, plot twists e sub-plot twists, além de tramas interconectadas, mas isso eu explico depois – que fez relativo sucesso. Ano passado (2014) a light novel terminou, mas seu autor logo começou uma segunda fase da light novel, situado alguns anos depois da primeira fase e sobre isso não convém falar, mas me deixou animado com o futuro da franquia. Talvez isso tenha animado o estúdio, que resolvou criar uma segunda temporada de “Durarara!!” (o anime), adaptando todo o resto dos volumes da novel, mas como o conteúdo é muito extenso (13 volumes, cara!), dividiram essa segunda temporada em 3 “cursos” de 12 episódios cada, totalizando 36 episódios no total), mas que não chegou a ser nem perto de tão boa quanto a primeira temporada.

Eu não indiquei o primeiro curso da segunda temporada, pelo simples motivo de ser ruim (sim, ruim), a animação é ruim, os movimentos são muito “robóticos”, os detalhes foram perdidos, as cenas de luta e de perseguição, por consequência, são sofríveis e eu não acho que eles fizeram um trabalho de adaptação tão bom quanto na primeira temporada, decidindo juntar todos os 10 volumes restantes num balaio só, o que resulta em um monte de personagens, cada um com suas histórias complexas, mas que não ganham espaço para serem trabalhados na série, fazendo suas aparições serem rápidas e ao mesmo tempo intrigantes, mas sem profundidade nenhuma para serem trabalhados.

Muito bem, esse foi o primeiro curso da segunda temporada (“Durarara!! X2 Shou”), essa é uma dica do segundo curso, que merece ser indicado, pelo simples motivo de ser bom (reparem, ele é bom, embora a primeira temporada tenha sido excelente). Todos os personagens novos parecem já terem sido apresentados, então não conhecemos muitas coisas novas, conhecemos agora os seus conflitos, seus arcos principais, os eventos que levarão ao clímax da história no terceiro curso.

Ainda assim, esse terceiro curso se apresenta de forma bem bagunçada, com linhas do tempo bagunçadas (e não há nada pior do que linhas do tempo bagunçadas), há o uso excessivo de flashbacks para sermos apresentados aos eventos dos episódios (que sempre começam no meio do clímax e ao longo dos episódios vemos o que aconteceu com os personagens até eles chegarem naquele ponto da história), isso é confuso, mas não é impossível de se acompanhar. O que, de fato, ocorre nesse segundo curso da segunda temporada, é que a série começa a exigir mais do telespectador, parecendo bagunçada num primeiro olhar, mas se você assistir atentamente, irá conseguir ver ordem em todo esse caos de eventos, ficando claro, depois desse olhar atento, que há algo muito maior se aproximando, uma sucessão de eventos que parecem estar se conectando e o final de tudo isso, eu espero, terá que contar com um bom orçamento, pra fazer valer a pena todos os cortes que fizeram no primeiro curso.

Falando em orçamento, a animação aqui está um pouco mais fluida que no primeiro curso, dá pra notar que investiram um pouco mais na série, então o resultado final é satisfatório (aliás, os últimos episódios do primeiro curso já tiveram uma melhora em sua animação), mas não chega a ser tão bom quanto na primeira temporada.

Mas voltando à história, há muitas coisas acontecendo aqui, primeiro, Mikado, que é o líder dos Dollars, começa a ser usado por Aoba, uma espécie de Izaya em treinamento. Izaya (cujas irmãs, graças a Deus, quase não participam desse segundo curso e eu espero que quase não participem do terceiro curso também, por que são o cúmulo do personagem descartável), por sua parte, percebe que não é tão invencível assim, após sofrer um atentado na rua e começa a se organizar, montando um exército particular de lutadores experientes, contando com a presença de Haruna Niekawa, que contém parte do demônio Saika no seu corpo. A Saika original continua no corpo de Anri, que não ganha grande destaque aqui a não ser servir como parte essencial do episódio em que Kida percebe o que estão fazendo com Mikado e decide retomar os Lenços Amarelos, sua antiga gangue. Ficamos sabendo quem foram os culpados pelo atentado ao Izaya, o clã Yagiri, que nada mais é que uma família de mafiosos muito poderosos e também conhecemos a sua verdadeira líder (sim, no feminino), mas suas intenções continuam meio obscuras, embora tenham a ver com a Dulhaham, Celty. Ah, Shizuo é preso, ou melhor, se entrega à polícia.

Enfim, “Durarara!! X2 Ten” me fez apostar, novamente, parte do meu dinheiro do banco imobiliário nesta franquia, me deixando muito animado com o terceiro curso e, quiçá, com o futuro da franquia em outras adaptações, ambientadas no mesmo universo, mas com personagens diferentes, vai saber. ¯\_(ツ)_/¯

wpid-3-estrelas.jpg

Anúncios

Um comentário em “Dica televisiva: “Durarara!! X2 Ten” (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s