arte · dica · hqs · mangá

Dica literária: “Planetes #2” de Makoto Yukimura

PLANETES_1438742703520020SK1438742703B

Seguindo a fórmula clássica de história de ficção científicas, Makto Yukimura nos guia pelo universo a ser desbravado de Planetes pelos olhos de Hachimaki, que ganha mais profundidade nesse volume, com uma história que ainda tem muito a crescer.

Neste volume, uma empresa de exploração espacial inicia um concurso para definir pilotos que terão a oportunidade de desbravar Vênus pela primeira vez, numa missão que durará ao menos 7 anos, com um treinamento de muitos meses. Hachimaki, que tem o sonho de conseguir muito dinheiro, muitas horas de EVA (um termo para dizer que ele viajou muito numa nave espacial) e finalmente ter sua própria espaçonave para poder viajar para onde quiser no universo se inscreve, mas surgem diversos empecilhos; de um grupo terrorista anti-exploração espacial ao seu próprio pai, que se transforma em seu concorrente.

Aqui, notamos a genialidade de Makoto Yukimura. Apesar de Planetes ter um universo infinito a sua disposição, não há muito a ser explorado, devido ao realismo da história (sem aliens, UFO’s e poderes mágicos), portanto muito já havia sido apresentado no primeiro volume. Para este segundo volume, então, ele decide nos aprofundar no personagem mais próximo da realidade do autor, o japonês Hachimaki, que tem seus próprios problemas em casa, suas responsabilidades e problemas. Tudo isso não chega a se resolver neste volume, mas eu não acho que dará para o autor se aprofundar muito mais nos próximos volumes (já comprei o terceiro e estou curioso).

Vale a pena dizer que este volume tem uma bela homenagem/referência a “2001:uma odisseia no espaço” no último capítulo (eu acho).

Enfim, o segundo volume de “Planetes” não decepciona, entretêm e se torna uma leitura bem rápida, pelo caminhar das situações e problemáticas, mantendo o mesmo nível de excelência do primeiro volume.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s