arte · dica · filme

Dica cinematográfica: “Blindness” (2008)

farm4.static.flickr.com_3050_2603696410_fd84a4ae45

“Ensaio sobre a cegueira” é um filme meio canadense, meio brasileiro, meio japonês… Enfim, tem gente do mundo todo nele, adaptação do livro homônimo escrito por José Saramago.

Uma cegueira branca (pois ao invés da clássica escuridão dos cegos, ela apresenta-se como um branco leite) começa a se espelhar pelo mundo e um grupo de pessoas, os primeiros infectados, é mantido de forma precária sob quarentena pelo governo. Aos poucos, a sociedade se colapsa do lado de fora e do lado de dentro, as coisas começam a ficar feias para todos os cegos. No entanto, uma mulher não foi afetada e revela-se a única forma de sobrevivência do grupo.

Este é um filme complexo, nem tentem achar respostas fáceis aqui. No entanto, também é um filme que entretêm muito. Há uma mescla muito boa entre essas duas forças; complexidade e entretenimento, que parecem se opor, mas aqui, mostram-se irmãs.

A primeira hora do filme passa num fôlego só, sendo intrigante e agitada, mantendo o suspense no ar o tempo todo. As perguntas não são respondidas, mas o filme quebra um pouco o suspense com momentos mais tranquilos, até que algumas situações resultam em momentos de tensão extrema, terminando em um alto grau de violência, mas sem os maneirismos estadunidenses (EXPLOSÕES!) que estamos acostumados. Tudo isso recheado de metáforas e frases profundas, que te  faz ficar pensando no significado por trás de cada uma das cenas e até cada uma das falas de seus personagens.

Nada parece ter sido colocado por acaso ali.

E então, ao terminar o filme, me senti profundamente instigado a ler o livro, pois se o filme já mostra ser complexo e profundo, o livro deve ter uma metáfora atrás de outra, um ensinamento em cada parágrafo e horas depois de assisti-lo, eu ainda me pegava pensando: “Caramba, que filme bom!”

4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s