arte · dica · música

Dica musical: “Sound & Color” do Alabama Shakes (2015)

alabama-shakes-sound-and-color

Alabama Shakes é uma dessas bandas que ganha atenção do mundo hipster, tendo sido extremamente hypada entre 2012 e 2013. O problema é que o mundo do hype é geralmente injusto (“Don’t Believe The Hype *sic*) e eu nunca achei o primeiro álbum deles bom de verdade, até por que não era algo inédito (The Black Keys e Kings of Leon se não foram os pioneiros, foram os primeiros a tocar nas rádios essa vertente a qual o Alabama Shakes pertence), nem era algo excelente (The Weeks produz o mesmo som, mas com uma qualidade lírica e musical infinitamente maior), no entanto, decidi dar uma chance a esse álbum e apesar de não ser um ótimo álbum, é um álbum a se ouvir.

Ao contrário do primeiro álbum, aqui nós encontramos uma variedade sonora maior, tendo alguns elementos eletrônicos adicionados às canções, além de mudanças contrastantes de sonoridade no meio de algumas canções. Suas raízes “sulistas” continuam vivas, tendo aquela influência gostosa da música country que faz com que todos amemos o Kings of Leon.

Outro ponto positivo é o bom humor da banda, que não trata seus álbuns como algo sério e complicado de se entender. Algumas canções foram feitas para soarem como versões ao vivo, com conversas e risadas ao fundo, outras são mais “profissionais”. Tudo isso faz o som do Alabama Shakes soar casual (talvez casual demais?), sendo uma boa pedida para tocar em alguma festinha com seus amigos que gostam de beber e dançar ouvindo rock.

No entanto, continua sendo um álbum mediano, como o primeiro foi e o terceiro continuará sendo. Ao menos, este álbum não está sendo tão hypado como o seu antecessor (talvez as pessoas tenham percebido o que é o Alabama Shakes de verdade) e foi essa ausência de hype que me fez escrever essa dica hoje.

3 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s