arte · dica · música

Dica musical: “Compton” de Dr. Dre (2015)

DrDre-compton

Após 16 anos, Dr. Dre lança um álbum de inéditas. Um álbum complexo e profundo, que também é a trilha sonora do documentário “Straight Outa Compton”.

Pra começar, “Compton” é um álbum complexo, com uma ampla gama de instrumentos, criando uma gama ainda maior de harmonias, ritmos e climas ao longo de suas 16 canções. Algumas são extremamente agressivas, enquanto outras são calmas, poucas são tão caóticas que perturbam os ouvidos e outras poucas chegam a dar sono de tão lentas, mas não é só em suas melodias que o CD se sustenta.

As letras, assim como as melodias, sofrem diferentes graus de variação, algumas muito agressivas, outras apaixonadas, algumas cheias de críticas, enquanto outras não passam de histórias fantasiosas sendo contadas para os ouvintes. Toda essa variedade só é possível devido ao número ridiculamente grande de colaboradores nesse álbum, em que Dr Dre mal tem espaço para soltar suas rimas.

E tem todo tipo de colaborador, desde rappers conscientes e agressivos como Kendrick Lamar e Ice Cube, até os mais zueiros como Eminem e Snoopy Dog, sem contar os vocais femininos que dão um ar R&B para o álbum.

Ao final do álbum, dá uma sensação de que esse álbum foi realmente feito para uma cidade (Compton não é bem uma cidade, é mais um distrito de Los Angeles, mas tá valendo), contando as histórias de seus diversos personagens ilustres que por ali viveram, dando voz aqueles que ainda estão por lá e se esforçando para deixar um legado para quem nunca viveu na cidade ou pelo menos não do jeito como eles viveram.

Mas nem tudo são flores. Esse álbum é cheio de toques eletrônicos, vários efeitos remanescentes da época “bling bling” do hip hop, além de ter sido lançado diretamente em meios digitais (o que quer dizer muito em uma época como a que estamos vivendo agora e não quer dizer coisa boa).

Ainda assim, “Compton” é um excelente álbum, compilando um pouco do que tem de melhor no mundo mainstream do hip hop, com muita sagacidade, aproveitando de um tratamento especial.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s