arte · dica · música

Dica musical: “The Beyond/Where the Giants Roam” por Thundercat (2012)

cover

Mais u álbum de jazz “cabeçudo” no blog.

Thundercat é a alcunha de Stephen Brunner, um baixista tido como extremamente talentoso e que foi uma das colaborações principais no álbum “The Epic” de Kamasi Washington. Este mês, ele lançou esse mini álbum, que contém seis músicas, o que o faz ser muito grande para os padrões de EP’s, porém muito pequeno para os padrões de um álbum.

Eu escrevi que este é um álbum de jazz cabeçudo, por que Thundercat pertence à mesma turma de Kamasi Washington, Flying Lotus e lançou este mini álbum pela gravadora Brainfeeder de Flying Lotus. Pertencendo a essa turma, seria óbvio esperar um álbum com várias mudanças de ritmo ao longo das canções, cheias de camadas e com letras tão ambíguas e cheias de referências, que fazem você pensar como é burro, por um momento e não além de um momento, já que esse flerte com referências pop obscuras, como o mangá “Lobo Solitário” ou um certo desenho sci-fi/antropomórfico famoso da década de 80 podem ser bem chatas e entediantes em alguns momentos, apesar de mostrar que o artista tem personalidade.

No entanto, a obscuridade, sempre constante, a atitude blassé exposta nas canções não deixa de dar uma cara pretensiosa demais ao álbum, que também não deixa de ser um bom álbum, afinal, eu já disse que o cara é tido como um excelente baixista?

Aliás, se há algo de excelente aqui e que, sinceramente, salva todas (sem exceção) as músicas do álbum, é o baixo de Thundercat, que é sempre marcante, ditando o ritmo e as diferentes nuances do álbum, mas que merecia um destaque maior do que recebe, cedendo espaço para os arranjos (muitas vezes, atrapalhando a música) e os vocais (que não são tão bons quanto o baixo).

Ainda assim, vale a pena ouvir o mini álbum, que mostra muito talento do baixista, mas eu sei lá se ele pode apresentar algo muito melhor do que isso.

wpid-3-estrelas.jpg

Anúncios

Um comentário em “Dica musical: “The Beyond/Where the Giants Roam” por Thundercat (2012)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s