arte · dica · filme

Dica cinematográfica: “Sonhos à Deriva” (2014)

GC7m70k

Com esse péssimo título brasileiro, começamos essa dica sobre um dos melhores filmes do ano passado e que eu só assisti recentemente.

A película conta a história de Sam Manning, pai de Josh Manning, que morreu como causa de um trágico incidente acontecido na faculdade onde estudava. Dois após o acontecimento, sau ex-mulher lhe entrega diversos objetos pessoais de Josh, entre os quais um caderno com várias letras de músicas que ele havia composto e diversos CD’s com suas criações musicais. Para honrar sua memória, Sam decide tocar uma das músicas do filho num bar, o que acaba resultado em sua entrada, mesmo que sem intenção real, numa banda.

A primeira vez que ouvi falar desse filme fiquei muito receoso de assisti-lo, pois ouvi dizer que era meio folk, com uma grande carga dramática e se tem um estilo musical que eu não curto é folk. No entanto, se tem uma coisa que esse filme não é, é folk.

As músicas que Josh criava podem sim serem consideradas folk, mas nada de violinos, vozes finas e quase estourando seus ouvidos aqui, apenas um violão e uma boa voz juvenil, no melhor estilo Bob Dylan de ser. Quando Sam entra na banda, as músicas viram um pop rock gostoso de se ouvir.

Mas não é só na ótima trilha sonora que o filme se sustenta, a história e o desenvolvimento dos personagens é também muito boa. Nós nunca sabemos de verdade o que aconteceu com o filho de Sam e quando descobrimos, é uma surpresa muito impactante.

Aliás, nada neste filme é entregue de bandeja para quem está assistindo, tudo é muito sútil e fica à deriva para o espectador adivinhar algumas coisas.

Eu falei que o filme é dirigido pelo excelente William H. Macy? Pois é… Simplesmente, assista.

4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s