arte · dica · música

Dica musical: “Individ” do The Dodos (2015)

PRC-284LP-COVERART_HIres

The Dodos é uma banda de rock alternativo fundada em 2005 e que só agora eu descobri a existência.
“Individ” é o sexto(!) álbum de estúdio da banda e contém duas das músicas mais legais que ouvi esse ano, “competition” e “Goodbyes and endings”, que se destacam no meio das 9 canções que recheiam esse álbum, cheias daquela energia e sonoridade que povoa a cena indie rock de Nova Iorque. A maioria das suas canções contém riffs pegajosos de guitarra, com um solo longo ao fundo, criando uma espécie de fusão com o ambient, vocais melancólicos e uma pitada de música eletrônica, usando e abusando de sintetizadores.
No entanto há alguns diferenciais na banda, em primeiro (e bem menos importante) a influência folk (há quem diga da banda Beirut, responsável por aquela única música legal lá de 2009 ou por aí), audível no violão, figura central de várias canções. A segunda influência mais marcante é do próprio rock, em especial de bandas de garage-rock como Japandroids, visível nas apresentações ao vivo, onde a energia emana do palco, além do som, por vezes, agressivo, que a banda assume.
Essa é a influência legal e boa, que, na minha humilde opinião, salva a banda, pois ela poderia ser só mais uma banda de rock alternativo do meio dos anos 2000, mas acaba seguindo caminhos tortuosos e bem mais interessantes do que seus conterrâneos temporais.
“Individ” não é nenhuma joia rara, muito pelo contrário, está mais para uma pérola que brilha diferente, mas que não tem um valor muito mais alto que as outras, no entanto, vale a pena escutá-los, nem que seja só por essa arte incrível na capa do álbum, que merece prêmios de melhor do ano.
3 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s