arte · dica · filme

Dica cinematográfica: “Watership Down” (1978)

80a

“A grande aventura” na tradução brasileira é um filme de animação do ano de 1978.

Conta a história de um grupo de coelhos, que sai da coelheira onde viviam, por que um deles teve a visão de um desastre que iria acontecer; mais pra frente ficamos sabendo que a floresta onde viviam havia sido loteada e construíram um condomínio por lá. Quando um pequeno grupo de coelhos foge, eles entram em uma grande aventura, enfrentando todos os inimigos naturais que têm, além de enfrentar outros coelhos, que não gostam nada dos “estrangeiros” até alcançarem a paz tão procurada em uma colina, a “Watership down” do título.

O filme é uma adaptação de um livro homônimo e é uma dessas histórias adultas mascaradas de história infantil, não se deixe guiar pelo desenho singelo e belo, típico de livros infantis do século passado e suas vozes fofas, a história é dura e segue uma abordagem meio “naturalista”; apesar do filme dar características humanas aos animais, eles ainda são guiados por instintos e agem como os animais que são, sendo agressivos e brutos em alguns momentos. Aliás, o filme não poupa em brutalidade, tendo muita situações assustadoras para crianças e até para adultos também.

A animação é bem ruinzinha se for analisar com olhares do século 21, tendo quadros parados no meio do filme, mas nesses momentos os quadros se tornam bem detalhados e bonitos, impressionando pelo realismo usado no filme, mas fica claro que o cenário foi feito de um jeito e os personagens animados por cima. No entanto, isso não atrapalha em nada a diversão.

Enfim, “Watership Down” é um filme muito recomendado, até mesmo para crianças mais velhas, pois trata de forma sensível e delicada temas como o abuso da Terra pelo homem e brigas mesquinhas por territórios, sendo um filme muito profundo e divertido.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s