arte · dica · música

Dica musical: “Live Versions” do Tame Impala (2014)

9b28be7b

Este está sendo um ano ruim para a música. Enquanto que ano passado tivemos lançamentos ótimos e bons, este ano estamos tendo lançamentos medianos e ruins, a não ser por um ou outro artista que quebra a monotonia do “mais do mesmo” e da prepotência artística e acaba lançando uma jóia rara não só no cenário musical de 2014, como no cenário musical da história (ouça “Luminous” do The Horrors e “Rooms of the house” do La Dispute para entender o que eu estou falando).

Em um cenário tão monótono, nada mais justo do que ver “mais do mesmo” sendo interpretado com toques de genialidade. Essa é a proposta do Tame Impala com esse belíssimo CD chamado simplesmente de “Live Versions”.

Neste CD, lançado exclusivamente para o Record Store Day, estão incluídas 9 músicas do último trabalho de estúdio da banda e uma não tão inédita, o jam session que eles fazem em todos os shows e que por isso não é mais jam session e ganhou um nome. As nove músicas já foram ouvido e re-ouvidas por todos os fãs da banda, mas nessa gravação ao vivo, ocorrida durante um show na cidade de Chicago em Outubro do ano passado, a banda dá uma renovada no espírito de cada uma das músicas, adicionando mais efeitos, improvisando nos solos e prolongando sua duração, além do uso de instrumentos diferentes.

Através dessas 9 faixas dá pra se ter uma ideia do som ao qual a banda se encaminha, cada vez mais psicodélico, cheio de sintetizadores, com uma bateria potente e o baixo sempre marcante, ou seja, cada vez mais originais e geniais.

O único ponto ruim, na minha opinião é a escolha das músicas, nesse CD apenas músicas do segundo disco estão presentes, deixando de lado obras de arte do primeiro, que foi aquele CD que abriu os olhares do mundo para o cenário musical australiano, tamanho a influência de Tame Impala por aquelas bandas, mas se a banda conseguiu elaborar um tesouro como esse com apenas algumas músicas de todo o seu repertório brilhante, imagine se ele todo estivesse incluído, seria desleal para a concorrência, aos moldes de Brasil e Alemanda na copa desse ano.

Enfim, Tame Impala é sem sombra de dúvida uma das melhores bandas no cenário musical mundial, tendo versões de estúdio brilhantes e versões ao vivo surpreendentes.

4 pontos e meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s