arte · dica · televisão

Dica televisiva: Game of Thrones 4ª temporada

game_of_thrones_season_4-wide

A 4ª temporada de Game of Thrones começou, acabou, muita gente já assistiu tudo, já leu os livros, então dá pra fazer uma dica aqui sem se preocupar muito com spoilers, se bem que eu nunca faço spoilers mesmo, então…

Comecei a assistir Game of Thrones ano passado, gostei da série, mas sempre achei ela “ok”, pra não dizer “meh”. Sei que existe um fandom enorme de Game of Thrones, que fica até comparando a série com “O senhor dos anéis”, George R.R.Martin com Tolkien, sem contar os chatos que não aguentam nenhum spoiler… Enfim, “Game of Thrones” conseguiu, em menos de 4 anos, criar uma subcultura nerd muito popular e até irritante em alguns pontos, mas o fato é que a série não é nada demais.

Nunca li os livros, mas se depender da série, acho que ele também não é grande coisa. Os fãs de Game of Thrones adoram citar as putarias e as intrigas odiosas da série, presente tanto nos livros quanto na série, mas eu nunca achei isso um grande atrativo, pelo contrário, sempre achei que isso diminuía uma série com grande potencial.

Inclusive, era esse potencial da série que me fez assistir todas as suas temporadas, afinal não há como não simpatizar com a Arya, a Daenerys e com o Tyrion, personagens extremamente carismáticos e fortes, que fazem você esquecer das putarias e das intrigas odiosas pelo poder, além das outras dúzias de personagens que ou são simplórios, que você não dá a mínima ou odiáveis ao extremo, que te deixam com vontade de vê-los mortos o mais rápido possível.

No entanto, nessa temporada a HBO (a qual só faz séries com o máximo de sensacionalismo possível, tornando-se uma empresa querida por poucos, mas que a maioria não dá a mínima) tomou uma grande liberdade criativa e (dizem) mudou muita coisa dos livros, fazendo mais pela série em 4 anos  do que o George R.R.Martin em quase 10!

A narrativa avançou muito, além de mostrar detalhes da história que só serão contados no 6º ou 7º livro, isso se não tiver um 8º,9º ou 10º, coisa que eu não duvido.

Também foi um período de ouro para a série. A fase que foi adaptada dos livros é uma fase boa, sem muitos acordos, reina uma pseudo-paz em toda Westeros, com todo mundo fraco demais pra cometer crueldades e os personagens mais legais ganham espaço para poder fugir, se esconder e crescer (vide Arya, Sansa e até o Jaime, por exemplo). Também é um período em que alguns dos personagens mais odiosos e irritantes da série se dão mal, seja morrendo ou simplesmente encontrando-se com uma realidade dura de encarar, sendo forçados a sair de sua zona de conforto.

A HBO se aproveitou desse “período de ouro” na série e acabou adicionando mais coisas legais, como o arco de Jon Snow e o de Bran, que já eram arcos interessantes e agora ficaram muito mais.

Enfim, essa temporada é sem sombra de dúvida a melhor na série, conseguindo algo que Peter Jackson não conseguiu com Tolkien: Fazer a sua adaptação ser melhor que o original.

No entanto, não sei se todo esse entusiasmo com a série vai durar muito, os próximos livros a serem adaptados são o 4º e o 5º, que na verdade são um só, mas foram divididos pela editora original, por que seria um livro maior que Ulisses, de James Joyce (uma heresia literária) e conta com uma narrativa mais lenta e até mais odiável, personagens legais mal aparecem no 4º livro ou mesmo no 5º e alguns dos mais odiáveis personagens da série ganham mais destaque e poder do que nos livros anteriores, por exemplo, acho que o Tyrion só é citado no 4º livro, mas não tenho certeza disso.

Agora, não sei se a HBO vai tomar mais liberdade criativa com a série, o que seria ótimo ou vai produzir uma temporada mais fraquinha no estilo das 3 primeiras. De um jeito ou de outro, muitas coisas interessantes estão acontecendo no reino de Westeros, o inverno está chegando e os spoiler acabando… O jeito é esperar.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s