arte · dica · filme

Dica cinematográfica: “Um perigoso adeus” (1973)

filmes_6532_Perigoso01

“Um perigoso adeus” é um filme de 1973 dirigido por Robert Altman e estrelado por Elliot Gould, um clássico noir.

O filme conta a história de Phillip Marlowe, um detetivo particular, que dá uma carona para um amigo até Tijuana numa madrugada qualquer e, de repente, vê-se preso a um intrigante jogo de poder entre criminosos, policiais e pessoas famosas.

A sinopse é curta, assim como todo filme que é incrível, não pelo roteiro, mas pela narrativa, em si. O filme apresenta um personagem principal que vive um dia de cada vez, sem se preocupar com dinheiro, mulheres, orgulho ou fama, oque provoca as pessoas que estão vivendo uma frenética aventura em busca do poder, mas que só leva a auto-destruição. Não é a toa que esse personagem, Phillip Marlowe, serviu de inspiração para criar personagens memoráveis, como Spike Spiegel.

Como detetive particular, ele segue pistas e se envolve em casos diferentes, mas tudo acaba levando ao seu amigo do início do filme, que parece estar envolvido com um monte de gente perigosa, tanto do lado da lei, quanto contra a lei. No final, percebemos que o filme trata-se disso, dessa busca obsessiva por poder, na qual pessoas são machucadas e até mortas, sem que ninguém olhe para trás. Marlowe, o único personagem que vive fora dessa bolha,  mas sem se alienar, como fazem suas vizinhas, fica dividido entre o que fazer e acaba rendendo-se a violência, para então continuar a sua existência sem certezas, preocupações e muitos, muitos cigarros.

A parte técnica do filme é soberba,com uma ótima fotografia, um enquadramento de imagem perfeccionista e que surpreende, assustando quem assiste por apresentar uma qualidade acima do normal, até para os filmes de hoje. Sem falar na trilha sonora, um jazz perfeito e muito bem colocado em cada cena, criando uma atmosfera, ora alegre, ora soturna, adicionando um ar “clássico” à toda a película.

Enfim, “Um perigoso adeus” é um desses filmes que surpreende muito àqueles que se arriscam em se aventurar por esse universo de filmes clássicos. Eu estou a fim de assistir mais filmes noir, então se você ter alguma dica de filmes, por favor, me diga.

4 pontos

Anúncios

3 comentários em “Dica cinematográfica: “Um perigoso adeus” (1973)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s