arte · dica · livro · supernova

Dica literária: “Coraline” de Neil Gaiman

coraline

Terminei ontem de ler “Coraline”, o livro que inspirou o filme homônimo do estúdio Laika.

Não é segredo que eu sou fã do filme, mas ainda não havia lido o livro, que acabou me surpreendendo. Grande parte da surpresa veio do fato do livro ter muitas diferenças em relação ao filme, como ausência de personagens no livro, descrições completamente diferentes do que foi apresentado no filme e o curso da história também é diferente, um pouco mais lenta, no entanto, igualmente interessante e surpreendente.

A história é basicamente a mesma. Num verão nublado, Coraline Jones, uma menina grandinha, mas não tão grande para deixar de ser chamada de criança, muda-se com os pais para um apartamento, que é dividido com outros moradores, mais velhos e estranhos do que seus pais, com conversas confusas e mirabolantes. No entanto, dentro do apartamento há uma porta grande, velha e misteriosa, que aparentemente leva ao apartamento abandonado do lado, mas na verdade, esconde um mundo completamente diferente, dominado pela sua outra mãe, que têm botões negros no lugar dos olhos.

O livro têm aquele mesmo tom de terror e suspense que o filme, cheia de influências á clássicos da literatura do horror  e fantasia fantástica como, por exemplo, Stephen King e C.S.Lewis. Em alguns momentos, especialmente no final do livro, você chega a se assustar, se tiver uma grande imaginação e estiver fazendo sua leitura no meio da madrugada.

Neil Gaiman também é um gênio, conseguindo guiar a narrativa por caminhos impensáveis, elaborando frases enroladas, mas cheias de sinais simbólicos do que vai acontecer na aventura, criando palavras e descrições completas, porém curtas, perfeitas para fazer você mergulhar de cabeça no mundo secreto de Coraline.

black hole

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s