arte · dica · filme

Dica cinematográfica: “O gigante egoísta” (2013)

large_AmqZnGqnvGYvKsCrZn05KFm3MxR

 

“O gigante egoísta” é uma delicada e complexa crônica  sobre o entendimento do nosso mundo atual.

Como toda obra de arte complexa, cada um têm sua própria compreensão sobre o que é mostrado e a minha foi uma suave crítica ao sistema capitalista e sua mediocridade, selvageria e desrespeito com os seres humanos.

Neste filme somos apresentados a dois amigos vindos de famílias pobres e problemáticas. Um deles com problemas mentais e o outro, mais velho e responsável, tem sérios problemas quanto à sua atitude.

Nesse delicioso filme acompanha os dramas vividos pelos dois, a corrida desesperada por dinheiro, com esperanças de que suas famílias melhores e o horrível e pesado encontro com uma verdade que ninguém está preparado para ouvir, ou sentir.

O filme passa rápido, abordando suas críticas de forma inteligente e muito sútil, quase que despercebido, sendo contida em poucas palavras, pronunciadas em segundos pelos personagens.

A parte técnica também está de parabéns e a ausência de uma trilha sonora só faz aumentar a ambientação desolada e melancólica do filme, contribuindo para a obra se tornar um espetáculo, tanto de narrativa, quanto em produção e crítica social.

No final, somos levados à um acontecimento trágico, que muda a vida de todos, sem perdoar ninguém, levando a conclusão de que no mundo em que vivemos, no ritmo em que andamos, não chegaremos à lugar algum.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s