5 estrelas · arte · dica · filme

Dica cinematográfica: Fruitvale Station (2013)

th“Fruitvale Station” é um filme de 2013 baseado em fatos reais que conta as últimas 24 horas de vida de Oscar Grant III, um jovem pai de família de 22 anos, que foi morto cruelmente e sem motivo por um policial local.

O filme tem uma das tomadas de abertura mais chocantes do cinema mundial, ao menos para mim, pois quando o assisti pela primeira vez me lembro de ter ficado boquiaberto por uns bons 5 minutos, já que as cenas são reais e por isso chocam ainda mais quem assiste. As cenas mostram Oscar (o verdadeiro) sendo morto na estação de metrô de Fruitvale, São Francisco, Califórnia ( EUA, se você não sabe). As cenas, gravadas por algum das dezenas de celulares que tornaram o vídeo um viral no ano de 2008.

Então a doce e amada ficção começa, mostrando um Oscar com um passado sombrio, envolvido com tráfico de drogas e que acaba de perder o emprego por puro relaxo, no entanto, ele quer mudar e a visão de um novo ano aumenta as suas expectativas, os seus sonhos, as suas promessas e os seus horizontes e nós acompanhamos tudo isso conforme o filme avança.

Somos apresentados a um Oscar que traficava drogas, mas que aprendeu a sua lição no tempo que passou preso, um Oscar brincalhão, mas que tenta manter uma postura séria diante de certos problemas, um Oscar carinhoso e atencioso com todos à sua volta, incluindo sua mãe, sua irmã, sua namorada e, em especial, sua filha.

No entanto, nós já sabemos como aquilo tudo termina, afinal não se trata de uma ficção por completo. É um filme baseado na vida de um homem de verdade, com um final, infelizmente, trágico de verdade.

Por uma besteira, um envolvimento em uma briga com um de seus rivais do passado, Oscar é detido pela polícia da estação e acaba sendo baleado nas costas enquanto tentavam detê-lo, jogado no chão. De acordo com o policial, que foi sentenciado a dois anos na prisão estadual e já está solto, sua pistola foi confundida com sua arma de choque.

Mas esse “engano” levou o fim da vida de alguém. E o filme joga isso na cara de todos, dando uma sra. Lição de Moral em todos nós que assistimos.

A vida é cruel. Nossos sonhos nem sempre se realizam. Muitas vezes não temos tempo para mudar. E fatalidades acontecem.

É um filme pesado, impecável em sua produção, com ótimos atores, atrizes, trilha sonora soberba e que te deixa pensando por horas a fio, muito depois do filme já ter acabado.

5 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s