arte · dica · livro

Dica literária: Noite na taverna

Noite na Taverna -Alexandria“Noite na taverna” é um livro muito louco criado por Álvares de Azevedo e publicado postumamente em 1855.

É um livro curtinho e já que eu estou meio sem tempo, decidi lê-lo, conta com alguns capítulos curtos, cada um centrado em um personagem, algum bêbado da taverna, contando para seus amigos, os outros bêbados da taverna, histórias macabras, sórdidas, sombrias e pervertidas, deixando para o leitor o trabalho de descobrir se são reais ou não.

Sendo um livro do romantismo, as mulheres, suas amantes, são sempre elevadas ao patamar de semi-deusas, nobres donzelas, de corpos perfeitos, rostos lindos demais para olhos humanos, além de uma pureza etérea, fazendo os homens sentirem-se rebaixados, pequenos e indignos de seu amor.

É exagerado ao extremo, com uma linguagem clássica, difícil de se ler em diversos trechos, mas que não prejudica o entendimento das histórias, que aliás, são muito boas. Os temas sombrios e sórdidos são explorados de maneira muito interessante, com um pezinho no absurdo, lembrando escritores famosos como Franz Kafka e Edgar Allan Poe.

Enfim, para quem, como eu, gosta de histórias sombrias, nebulosas e sórdidas, recomendo muito.

Para aqueles que se ofendem fácil ou se escandalizam de maneira fácil também, não recomendo. Aliás, esse livro não é fácil de ser lido, até mesmo pela linguagem adotada.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s