anime · arte · dica · televisão

Dica televisiva: Samurai Champloo (2004)

samurai-champlooSamurai Champloo é um anime exibido entre os anos de 2004 e 2005, sendo mais uma icônica obra de Shinichiro Watanabe.

A história gira em torno do trio formado por Fuu, uma menina de 15 anos, Mugen, um malandro com ótimas habilidades de luta e Jin, um samurai renegado. Os dois homens são unidos, à força, pela menina para que possam encontrar um samurai que cheira a girassóis.

Basicamente, essa é a sinopse do anime e de onde a trama parte, finalizando apenas após 26 episódios.

Samurai Champloo tornou-se uma série icônica e influente, quase tanto quando Cowboy Bebop (também de Shinichiro Watanabe) por suas inovações, não só estilísticas, como também narrativas.

Cowboy Bebop mistura o período Edo do Japão, algo em torno do século 17, com elementos contemporâneos, como os óculos do Jin, o ritmo de hip hop dominante em todo o anime, além de expressões, atividades, roupas e costumes.

No entanto, essa série não me agradou tanto quanto Cowboy Bebop, que tem uma temática mais madura, abusando de influências musicais, filosóficas, religiosas e estilísticas de diversas épocas, misturando-as em uma história de ficção científica futurista.

Samurai Champloo é uma série mais voltada para a comédia e, talvez, isso explica a maior aceitação desse anime em maio ao público geral, enquanto que Cowboy Bebop virou uma série mais cult. No entanto, ainda assim fica impossível não comparar as duas séries, afinal há diversas semelhanças entre uma e outra, como o conjunto de personagens principais, as personalidades de cada um, a qualidade da trilha sonora e da animação.

Apesar de parecer infantil eter um traço simples, Samurai Champloo tem uma animação que flui naturalmente, com a boa e velha animação feita no braço mesmo e muitos detalhes ricos durante todo o anime.

E a trilha sonora é um show à parte, com batidas de rap e vocais maravilhosos de se ouvir, criados por um dos grandes mestres do hip hop: Nujabes, que Deus o tenha.

Enfim, Samurai Champloo não é uma obra prima, mas é um ícone, sendo uma das obras mais amadas por fãs de anime até hoje.

4 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s