arte · dica · livro

Melhores literários do ano de 2013

books-8402fb07c315208577696f40f7027da7_hDevo confessar, leio muito pouco de lançamentos e a maioria da minha estante de leitura são HQ’s ou livros antigos ou que não são tão antigos, mas não figuram nos melhores do ano de alguma lista do ano em que eu os li.

Então, esse melhores do ano não será dos melhores livros de 2013, mas sim dos melhores livros que eu li em 2013.

Sem ranking dessa vez.

– Eu Mato Gigantes

Essa HQ foi lançada esse ano e era uma das coisas que eu mais aguardei esse ano.

A New Pop, como sempre, não fez um bom trabalho de divulgação e muitas pessoas ficaram com a maior ansiedade e, por fim, desistiram até que essa HQ foi lançada.

“Eu Mato Gigantes” é uma brilhante história sobre a imaginação fértil de uma garota, beirando o absurdo e deixando o leitor com uma pulga atrás da orelha ao término da narrativa.

Enfim, um ótimo livro que você deveria ler.

– Three Stories

O maior lançamento dos sites de torrent desse ano é nada mais, nada menos que três histórias inéditas do (genial) falecido J.D. Salinger e funcionam como um prelúdio à sua maior obra, uma história de quase terror, completamente absurda e mais um conta a lá Salinger, muito bem trabalhado.

Não é só puxa-saquismo não, é realmente uma obra para se guardar, nem que seja no seu pen drive surrado ou num HD Externo qualquer.

– João de ferro: Um livro sobre homens

O criador do movimento masculinista, Robert Bly, apresenta nesse brilhante livro as ideias centrais de seu movimento, tentando responder à pergunta que todos fazem e só o seu movimento parece ter encontrado uma resposta: Qual é o papel do homem no século 21?

Através do conto dos irmãos Grimm, Robert Bly apresenta a teoria básica do amadurecimento do garoto e as fases pela qual ele deve passar para se tornar um homem.

Leitura obrigatória para abrir a mente de todos.

– As crônicas de Nárnia

Apesar da narrativa ter me assustado no início, não pude deixar de ler esse livro desde o primeiro capítulo.

As crônicas de Nárnia, em seu conjunto, é uma série de livros muito bem elaborada, cheia de simbolismo e com personagens marcantes, apesar de tudo se passar tão rápido que você nem percebe o final chegar, que pode decepcionar alguns, mas foi bem satisfatório para mim.

– Em busca do sentido

Viktor E. Frankl foi preso pelo regime nazista e passou algum tempo em um campo de concentração. Lá, no meio de tanta sujeira, miséria e podridão, ele descobriu algo que mudaria sua visão de mundo e a de muitas outras pessoas.

Ele descobriu que não importa a intensidade ou a duração de um sofrimento, tudo é suportável quando você encontra sentido naquilo. E é achando um sentido para a sua existência que as pessoas conseguem levantar todos os dias, trabalhar e, por que não? Sofrer.

Livro que recomendo muito, pois apresenta uma visão da nossa própria existência que poucos conseguem reconhecer e muito menos compreender.

– Turma da Mônica: Laços

Não poderia deixar de fazer uma lista literária de melhores do ano sem falar do melhor livro que li esse ano.

Laços é nostálgico. É uma HQ sobre um grupo de amigos que estão sempre unidos por um laço muito maior que o da simples amizade, do amor ou da família. Eles estão unidos por laços de afetividade.

E é disso que se trata Laços: A afetividade que cada um sente pelo outro, faz eles arriscarem suas vidas, apenas para ver o outro sorrir, mesmo que inconscientemente.

Laços é uma brilhante obra, que ficará guardada na memória, para sempre.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s