5 estrelas · arte · dica · filme

Dica cinematográfica: Psicopata americano (1999)

Psicopata americano é um filme americano de 1999 que conta a história de Patrick Bateman, um jovem de 27 anos, rico, branco, bem sucedido, vazio e cretino, assim como todos os seus amigos de Wall Street.

Patrick passa seus dias gastando enormes quantias de dinheiro, usando ternos de alta costura, conversando besteiras com os amigos nos restaurantes mais caros de NY e traindo sua namorada, que ele suspeita que o está traindo, com garotas de programa e a mulher de um babaca que trabalha na mesma agência que ele.

No entanto, ao chegar o final do dia, Patrick se vê só, vazio, abandonado e irritado. Irritado com sua condição humana e com sua rotina, que em nada o satisfaz e para complementar esse espaço negro dentro de si, ele decide matar.

Psicopata americano é um filme com bastante violência gratuita, seja visual, sonora ou quase imperceptível, mas não deixa de ser um ótimo filme, por que é uma das mais bem elaboradas críticas ao estilo de vida americano que eu já vi. Patrick tem tudo que qualquer americano comum deseja e mesmo assim não se satisfaz, por que ao chegar numa posição como a dele, é fácil não se contentar com mais nada e assim ele inicia sua série de assassinatos à sangue frio.

Mas a crítica vai além e se aprofunda na frieza humana, na superficialidade dos relacionamentos entre as pessoas de poder e como esse estilo de vida é falso, afinal nem mesmo uma confissão é o bastante para revelar os crimes dele.

Enfim, Psicopata Americano é um clássico, do tipo que não é fácil engolir, mas que você sabe que têm que engolir, por que destrincha uma verdade muito inconveniente.

5 pontos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s