arte · dica · filme

Dica cinematográfica: The Kings of Summer

Hoje uma dica cinematográfica de um filme recente.
O nome do filme é “The Kings of Summer” e conta a história de Joe Toy, uma garoto de 15 anos (acho), que não aguenta mais viver sozinho com seu pai autoritário. Sua mãe falecera e sua irmã faz faculdade em outra cidade. Quando seu amigo Patrick briga com os pais, que não são ruins, mas parecem insistir em parecer uns bobocas, os dois decidem se mudar para uma floresta. Junto com o esquisitão da escola, Biaggio, os meninos aprendem a arranjar sua própria comida, abrigo, a se proteger dos perigos da selva e a crescer também, mesmo que inesperadamente.
Quando eu vi os comentários desse filme fiquei animado e ao assisti-lo fiquei com a impressão de que os elogios não são exagerados.
No começo fiquei meio receoso de como esse filme se desenvolveria, mas só por que eu achava que seria mais uma história de adolescentes, com problemas para encarar as responsabilidades que começam a vir no final da adolescência e com um final trágico.
Eu não sabia que se tratava de uma comédia dramática, com um clima juvenil gostoso, um pouco nostálgico, o que dá um tom realista ao filme, pois mesmo que os personagens não tenham conversas existenciais com finais silenciosos e sérios, você sente como se aquelas reações inesperadas (risadas e piadas bobas) fossem reais, por que esse seria o final de um conversa existencial com um amigo seu na adolescência.
Enfim, esse filme lança um novo olhar sobre o gênero “Coming-of-age”, que é o gênero que engloba esses filmes de adolescentes no final da fase mais chata da vida. Um olhar bem-humorado, com toques trágicos, mas bem mais coerente com a realidade do que muitos filmes que vemos por aí.
Mais que recomendado.

 Agora vou começar um sistema de pontos para os filmes, séries, livros e músicas também. Cinco estrelas é ótimo e zero estrelas é o pior. O melhor é que aqueles filmes, séries, livros ou músicas que são bons mesmo eu não vou dar só cinco estrelas, eles terão uma qualificação superior que é uma surpresa por enquanto.

Um comentário em “Dica cinematográfica: The Kings of Summer

Deixe um comentário