arte · dica · filme

Dica Cinematográfica: Battle Royale

Indicando mais um clássico aqui.
Assisti esse filme hoje, já tinha ouvido falar do mangá e também já sabia mais ou menos como era a história e hoje não aguentei a curiosidade e decidi assistir o filme.
Battle Royale é um filme japonês de 2000, inspirado no livro de mesmo nome que se tornou um dos livros mais vendidos e controversos do Japão na época.
Conta a história de um Japão em uma realidade paralela a esta em que não existe um governo japonês (propriamente dito), mas um conjunto de países que formou um único país asiático, completamente totalitário e que, cansado da rebeldia juvenil, aprova o “Ato Battle Royale”, onde uma classe é escolhida, dentre todas do pais, todos os anos e é levada à uma localidade aleatória. Um professor da classe é eleito como uma espécie de “mentor” que fica na ilha o tempo todo, passando instruções e relatórios de como anda a situação da classe. Na ilha, os estudantes são forçado a participar de um jogo, cujo objetivo é que todos os alunos morram, até que reste somente um, dentro de três dias. Se em três dias restar mais de um aluno, todos morrem.
Essa é a sinopse, que também é a mesma do livro e do mangá, são todos iguais com algumas diferenças, já que tanto no livro, quanto no mangá, é dada masi atenção para diversos personagens, mostrando seu passado, etc…
O filme é muito bom! Os japoneses são mesmo mestres em fazer filmes de horror, com muito sangue jorrando, tensão psicológica, gritos, essas coisas que fazem um filme de horro marcante. E esse é marcante.
Não é a toa que é um clássico japonês e também um dos filmes mais influentes de sempre. Aliás, foi desse filme que saiu a inspiração para Jogos Vorazes, por que a ideia é basicamente a mesma: Jovens sendo forçados a se matarem em um evento anual organizado pelo governo de seu país.
No entanto esse filme não é só violência, pois tem seu lado psicológico, que até que é bem explorado, mostrando o lado ruim da humanidade, que reside dentro de cada um de nós.
Enfim, essa é a dica de hoje: “Battle Royale” de Kinji Fukasaku, adaptação do livro de mesmo nome de Koushun Takami.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s