arte · dica · mangá

Dica literária: Sunny de Matsumoto Taiyo

Sunny é um novo mangá que mal foi lançado, mas já tá fazendo bastante sucesso por aí.
O mangá conta a história de várias pessoas que moram em um orfanato. Cada capítulo se foca em um personagem, com exceção dos últimos dois capítulos do primeiro volume (O único lançado até agora) que se foca em Haruo, o jovem mais problamático do orfanato.
Não existe uma história central a ser seguida, ou melhor, existem várias histórias centrais, cada uma seguindo seu próprio rumo e direção.
O nome do mangá vem do carro que existe no orfanato, um Sunny antigo que não funciona mais e onde os adultos não entram.
Para quem não conhece Matsumoto Taiyo é o criador de Tekkonkrinkeet, conhecido aqui no Brasil como Preto e Branco, que gerou um dos melhores filmes de animação já feitos na história dos filmes de animação.
A série só tem um volume lançado e eu acho que não é publicada em forma de capítulos com períodicidade quinzenal, mensal ou semanal. Acho que é lançada direto no formato de livro.
Sendo um trabalho de Matsumoto Taiyo o trunfo de Sunny não reside exatamente no traço, que é meio bagunçado, mas bem estilizado. O trunfo está na forma como as histórias são contadas. Como são muitos personagens, é difícil falar exatamente qual a história, mas o que prevalece em todas é a dose certa de melancolia e sabedoria que elas contém, provocando arrepios no leitor e um leve sorriso involuntário, sem contar na pitadinha de humor entre uma história é outra.
Enfim, a dica de hoje é essa: “Sunny” de Matsumoto Taiyo.
Procurem em sites de mangá internacionais para ler, já que ainda não tem no Brasil, nem mesmo em scan.

Anúncios

2 comentários em “Dica literária: Sunny de Matsumoto Taiyo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s