arte · dica · livro · teoria selvagem

Dica literária: Em busca do sentido

Terminei de ler esse livro ontem, mas antes de terminá-lo já sabia que iria postá-lo aqui.
“Em busca do sentido” é um livro auto-biográfico, mas também acadêmico escrito por Viktor Frankl, o criador da logoterapia, a terapia do sentido.
Na logoterapia, o psiquiatra tenta consertar problemas psicológicos que o paciente tem através da descoberta do sentido na vida do paciente em questão.
De acordo com Frankl, grande parte, se não todos, os problemas psicológicos derivam da falta de sentido que a pessoa sente em sua vida, pois a partir do momento em que a pessoa acha um motivo para viver ela deixa de sentir depressão, solidão, apatia e outros tantos problemas psicológicos comuns nos dias atuais.
E para exemplificar isso, Frankl retrata como foi sua estadia em vários campos de concentração durante a segunda guerra mundial.
Ele era judeu, por isso foi preso e por causa da sua saúde, não foi morto, apenas trabalhava exaustivamente em minas ou na construção de ferrovias.
No campos, Frankl conheceu pessoas que estavam à beira da morte, com fome, desnutridas, doentes e com um ou mais ossos quebrados, mas que ainda assim queriam viver. E pelos mais diversos motivos.
Um queria viver por que tinha esperanças de reencontrar sua família, que fora mandada à outro campo, outro tinha sua família o esperando nos EUA, outro queria viver por que tinha uma amada, outro queria viver por que havia deixado uma série de livros científicos e tinha ideia para mais um, que tinha que ser publicado.
Ou seja, nós temos que achar um sentido na nossas vidas, ou melhor, um sentido para as nossas vidas, se não, de que vale todo o sofrimento que passamos?
De que vale comprar uma roupa nova se não para nos servir de algo? Devemos comprá-la simplesmente por que gostamos? Ou por que, com ela nos sentiremos bem e agradaremos à alguém que amamos?
A logoterapia é muito interessante e é a terceira escola vienense de psicoterapia e é considerada a melhor delas.
Com esse livro, Frankl ficou mundialmente conhecido e lançou as bases para a sua logoterapia.
Recomendo para você que quer descobrir um pouco mais sobre o por que de estarmos vivendo e também para descobrir como podemos achar um porque para nossas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s