arte · dica · filme

Dica cinematográfica: A caça

A caça é um filme dinamarquês de 2012.
O filme retrata a vida de Lucas, um professor do jardim de infância que se vê em uma situação extremamente complicada ao ser acusado de ter abusado sexulmente de uma menina.
O problema é que Lucas é inocente, tudo na verdade não passa de um tremendo mal-entendido, em que a menina acaba se apaixonando pelo professor e Lucas, mostrando ser tremendamente responsável devolve à menina sua declaração de amor e ela, claro, fica chateada.
Ao ser indagada pela diretora, ela acaba inventando uma mentira, envolvendo umas imagens pornográficas que viu de uma revista do seu irmão mais velho, dizendo que o professor abusou dela.
Tudo se complica quando a menina desmente a história e os adultos, em toda a sua ignorância, acreditam que ela se sente envergonhada com o caso e acham que ela quer encobertar o professor. 
Eles não acreditam que uma menina possa mentir.
Sendo assim, Lucas enfrente todo o ódio de sua pequena comunidade e acaba sendo perseguido e sofrendo ostracismo aonda quer que vá, até que ele descobre que algo assim, nunca poderá ser esquecido.
Ou até perdoado.
Recomendo, pois é um bom filme para refletir sobre a atitude das crianças e sua suposta inocência.
O que acontece é que crianças não são extremamente inocentes, nem extremamente mentirosas. Elas estão descobrindo o mundo e para isso contam histórias, brincam, bagunçam e fazem tudo isso na maior inocência, mas é para que elas possam descobrir como essas coisas funcionam e quais as consequências no futuro.
Portanto, fiquem de olho em suas crianças.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s